Rubro-negro tem o pior início de estadual dos últimos 20 anos

15/02/2012 11:08

Técnico Toninho Cerezo ainda procura formação ideal para o Vitória deslanchar no Campeonato Baiano 2012


Angelo Paz|Redação CORREIO
angelo.paz@redebahia.com.br

Os rubro-negros se acostumaram a passear no Baiano. Mas o início do rolé em 2012 anda meio perigoso, com algumas topadas inesperadas.  Até aqui, são oito rodadas, apenas 12 pontos e a quarta colocação na tabela.

Cerezo precisa arrumar o time, 13 pontos e apenas o quarto lugar na tabela

 

O resultado disso é o pior início de estadual do Vitória nos últimos 20 anos, período em que o clube afirmou sua hegemonia com a conquista de 14 títulos.
  
A situação é preocupante, mas não é pra desespero. Alguns pontos justificam o porquê de tanta oscilação num campeonato onde o Leão tem a obrigação, pela disparidade de investimento em relação aos times do interior, de brigar sempre pelo topo da tabela - lembrando que o Bahia de Feira abriu oito pontos de frente.

A primeira e mais plausível justificativa é que Cerezo ainda busca um time titular, já focando na base para a Série B, principal objetivo do ano na Toca do Leão. Róbston, que estreou no clássico de domingo,  analisa a situação: “Não sabia dessa estatística, mas temos que lembrar que o Vitória ainda não tem uma equipe definida.

Eu joguei nove anos no Atlético-GO e sei a importância de ter um conjunto”, diz.
A mudança constante na escalação tem relação com outro ponto: fora Wellington Saci e Michel, os outros nove reforços só chegaram perto do início ou após a primeira rodada do campeonato. Só pra se ter uma ideia, os  zagueiros Victor Ramos e Rodrigo ainda nem estrearam.

 Regularizado, Victor está relacionado para enfrentar o Camaçari, amanhã, às 20h30, no Barradão. Liberado  Outro problema pra Cerezo até aqui são as contusões. No momento, jogadores importantes como Índio, Rildo, Saci, Uelliton e  Nino estão no departamento médico. E quem saiu do DM, casos de  Marquinhos e Geovanni, ainda não está 100% fisicamente.

O atacante só fez seu primeiro jogo como titular  no Ba-Vi de Pituaçu.

Já Geovanni, que passou por um trabalho de fortalecimento no joelho,  só atuou duas vezes. Toninho ainda ficou sem Gabriel Paulista em um dos oito jogos, também por lesão. “A campanha incomoda, mas nem todo ano vai começar bem.  São muitos jogadores buscando ritmo, ainda pra estrear...”, acredita Gabriel. 

E para o jogo de amanhã, Cerezo não vai contar com Dinei, liberado pra ir a São Paulo acompanhar o nascimento da filha, previsto pra hoje. Diferente do Ba-Vi, Geovanni não foi chamado. Chance para Tartá e Adaílton, que voltaram à lista dos 20. Porém, independentemente dos problemas, o Vitória precisa abrir o olho: são dois jogos sem vencer e só três vitórias no ano.