Festival de Verão

12/12/2011 19:47
 
 
 
 

Marca Festival de VErão (Foto: Divulgação)Já foi dada a largada para a maior temporada musical do verão brasileiro. O Festival de Verão Salvador 2012 será de 25 a 28 de janeiro, no Parque de Exposições da capital baiana. O evento chega à sua 14ª edição e reforça a vocação singular da cidade como um dos maiores pólos de entretenimento do Brasil, especialmente quando se fala da estação mais quente do ano. Transmitido internacionalmente pela Rede Globo de Televisão, sob a direção de Aloísio Legey, o Festival de Verão Salvador espera atrair 200 mil pessoas de todo o Brasil. O maior festival de música do País com periodicidade anual já tem dois dos seus patrocinadores máster definidos: Skol e Pepsi. Além disso, a Faculdade Maurício de Nassau, Kibon, Shopping Iguatemi Salvador e Login Informática estão entre os apoiadores já confirmados.

Com mais de 70 atrações musicais, serão quatro dias de entretenimento e arte espalhados por vários espaços, entre palcos, camarotes e outros ambientes. Em 2012, a “Cidade da Música”, como ficou conhecido o local onde acontece o evento, contará com quatro palcos principais: Palco 2012, Concha Acústica Faculdade Maurício de Nassau, Casarão do Ritmo e Tenda Eletrônica. O novo espaço será o Casarão do Ritmo: um palco duplo, com duas bocas de cena opostas, onde grupos de samba, forró, pagode, sertanejo e axé irão se revezar em shows ininterruptos sem deixar o público parar de dançar.

Outro novo ambiente será o Espaço Maresia, formado por quatro grandes lounges onde as pessoas poderão descansar, se alimentar, conversar e recarregar as energias nos intervalos entre os shows. O público, bem como os fornecedores de serviço do evento, será orientado a atuar conscientemente do ponto de vista ambiental – outra característica marcante da 14ª edição do Festival. Para isso, o Festival de Verão Salvador firmou parcerias com cinco empresas e projetos especializados na redução do impacto ambiental: Reclicagem, Projeto TAMAR, Projeto Biodiesel da UFBA, ONG Joguelimpo e A Geradora (mais detalhes no texto abaixo).

Atração internacional: James Blunt
O cantor inglês James Blunt acaba de ser confirmado como uma das atrações da festa. O show, com patrocínio da Petrobras, irá mostrar o trabalho do álbum “Some kind of trouble”, o terceiro de sua carreira. No Brasil, Blunt é conhecido especialmente por "You're beautiful", "Same mistake", "Carry you Home", "Love, Love, Love" e "Calling out your name". Esses hits fizeram parte das trilhas sonoras de novelas de grande audiência, como Belíssima, Duas Caras, A Favorita, Escrito nas Estrelas e Insensato Coração.

Ação ambiental
Um programa para a redução do impacto ambiental é uma das novidades anunciadas pelos organizadores do Festival de Verão Salvador 2012. A ação foi firmada incluindo cinco parceiros no evento, dentre eles a empresa de marketing ambiental Reclicagem, o Projeto Tamar, o Projeto Biodiesel da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo e a empresa A Geradora. As ações que serão desenvolvidas contemplam estrutura de palcos e espaços do Festival, sugerindo melhores escolhas de materiais e consumo para fornecedores e parceiros.

Em uma das iniciativas, será utilizado o Biodiesel nos geradores de energia instalados no Parque de Exposições durante o Festival de Verão. Este Biodiesel será oriundo de óleo residual e produzido em laboratório da UFBA. Além disto, em parceria com uma cooperativa local, será montada uma central de triagem, facilitando a reciclagem e destino dos resíduos do evento. Igualmente importante, a parceria com o Projeto Tamar acontecerá a partir de duas ações: Monitor por Um Dia e Tamarear com o Festival. A primeira iniciativa tem levado internautas para acompanhar todas as etapas desenvolvidas por técnicos, biólogos e gestores responsáveis pela preservação dos animais marinhos. Enquanto isso, o Tamarear levará shows para o palco do Tamar, cujos cachês dos artistas serão doados ao próprio projeto.

Economia: patrocínios renovados

As marcas Skol e Pepsi confirmaram a renovação dos patrocínios para a 14ª edição do Festival de Verão Salvador. O valor que cada uma das marcas pagou pela cota de patrocínio máster ficou em R$ 3 milhões e 300 mil. Isso sem contar com os investimentos em publicidade, material promocional, customização de espaços, cachês de artistas e ações de merchandising durante o evento. A renovação das marcas, que se mantêm fiéis ao evento, confirma o poder de visibilidade do Festival de Verão Salvador, maior acontecimento do verão brasileiro antes do carnaval.

Já entre os apoiadores estão confirmadas quatro empresas: Faculdade Maurício de Nassau, Kibon, Shopping Iguatemi Salvador e Login Informática. Kibon e Iguatemi adquiriram, respectivamente, as cotas de sorvete oficial e shopping oficial do Festival de Verão Salvador. Já a Faculdade Maurício de Nassau, além de apoiador, é também um Title Sponsor ou patrocinador de título, uma vez que dará nome a um dos palcos do evento. Assim como nos três anos anteriores, a Concha Acústica do Festival acaba de ser batizada Concha Acústica Faculdade Maurício de Nassau.

Os investimentos dos patrocinadores e apoiadores, somados a todos os outros investimentos realizados no Festival, representará uma aplicação final de R$ 20 milhões.

Sala de imprensa Jorge Amado

Pegando carona no ano do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, a direção do Festival de Verão Salvador decidiu batizar a sala de imprensa do evento de Sala Jorge Amado. A área, que ocupa 152 m2 dentro do Parque de Exposições, receberá cerca de 300 jornalistas de todo o Brasil. Com projeto arquitetônico de Giuseppe Mazzoni e Rogério Menezes, o espaço terá também um lounge para descanso dos profissionais e um salão para entrevistas coletivas. Os móveis exclusivos serão fornecidos pela Home Design, que confirma sua parceria com o evento pelo quinto ano consecutivo. A Sala Jorge Amado contará com infraestrutura tecnológica completa, alimentação e mimos para a imprensa.

A ideia da homenagem a Jorge Amado se justifica pela estreita relação do escritor com a música brasileira, que sempre foi objeto de muitas das suas narrativas. Em contrapartida, as personagens de Amado, como Teresa Batista, Dona Flor, Tieta e Quincas Berro D’Água, sempre figuraram no cancioneiro popular, em músicas de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso e Antônio Carlos Jobim, dentre outros. A estreita amizade do escritor com Caymmi foi além e resultou nos versos de “É Doce Morrer no Mar” (Caymmi/Amado). Além disso, a vocação de Jorge Amado para a composição musical também foi atestada com o lançamento da partitura de "Não te digo adeus", em 1956, com letras do baiano e música do maestro amazonense Cláudio Santoro. Em 1958, sai o disco "Canto de amor à Bahia e quatro acalantos de Gabriela, cravo e canela", trazendo leituras de Jorge Amado e música de Dorival Caymmi.

Loja oficial
A partir do dia 1° de dezembro os fãs do Festival de Verão Salvador 2012 já terão um ponto de encontro físico. A loja oficial do evento abrirá as portas no 2º Piso do Shopping Iguatemi, onde serão vendidos ingressos e passaportes para a festa. No local, também será possível conferir a linha exclusiva de produtos com a marca do Rasta, produzidos em parceria com a Iguana, empresa baiana de confecções. São camisas, bonés, canecas, chaveiros, bermudas e adesivos, entre outros mimos.

Campanha

A campanha publicitária do Festival de Verão Salvador 2012, produzida pela agência Mago, mantém a sua marca registrada: a mistura de ritmos. Mas, além disso, as peças em TV, rádio, veículos impressos e online, passam a apostar também no conceito de “movimento”. A ideia é provocar as pessoas a partir da premissa indagativa: o quê a música movimenta em sua vida? Ao longo de toda a campanha, o Festival de Verão Salvador trabalhará em três frentes: institucional, comercial e também com temas de conscientização social.