Gravação de DVD no TCA revela ‘uma nova Claudia Leitte’

15/12/2011 12:30



Em release enviado recentemente à imprensa, a assessoria da cantora Claudia Leitte detalhou como foi a agravação do novo DVD da artista, na última terça-feira, no Teatro Castro Alves. Logo no início, o texto sugeria: “Descendo pelo meio da platéia entoando o hit ‘Pássaros’, a cantora dava os primeiros passos rumo a ‘uma nova Claudia Leitte’. Mais eclética e ditando o rumo de como seria o espetáculo”. Isso era o mínimo que se esperava da artista. Claudinha, como é carinhosamente chamada pelos fãs, reconhecidamente muito esforçada e perfeccionista, tinha que deixar para trás o estigma de ‘menina amarela’. E nada melhor do que encarnar o personagem “Negalora”, sugerido por Carlinhos Brown, para mostrar sua versatilidade e mostrar maturidade. Já era tempo de a cantora amadurecer não só musicalmente – e quem assistiu ao show no TCA sabe que ela conseguiu, mas também como mulher, como artista.


Sempre envolvida em polêmicas por causa de escorregadas em declarações – e foram inúmeras, Claudia se mostra mais comedida nas entrevistas. Continua falando muito, mas nada que cause indignação coletiva, como já aconteceu quando declarou, ainda em 2008, o seguinte: "Eu adoro os gays, mas prefiro que meu filho seja macho". Nas entrevistas a cantora se mostra mais mulher, menos menina. Deixou um pouco de lado o discurso religioso exacerbado – que sempre fez questão de enaltecer, e adotou posicionamentos mais contundentes. Em recente entrevista ao apresentador Mário Kertész, da Metrópole FM, Claudinha, mas solta e menos preocupada em manter a imagem pudica que sua equipe sempre fez questão de consolidar – talvez um contraponto à imagem da cantora Ivete Sangalo, desbocada e brincalhona, e que teria sido, muitos acreditam piamente nisso, fonte de inspiração para loira.


Deixando de lado o mérito da concorrência ou rivalidade entre as cantoras, de fato Claudinha tem se aproximado muito mais do comportamento esperado pelos admiradores do axé music. A cantora, que tem um público infanto-juvenil grande, parecer não querer perder – e não pode - essa fatia do mercado. Mas já estava em tempo de abocanhar outras fatias. Em Salvador, por exemplo, desde que rompeu – literalmente - com os antigos empresários, Manoel Castro e Cal Adan, Claudinha não fazia um trabalho considerável. Agora, apoiada no know-how da Ner Entretenimento, mesma empresa que cuida da carreira da banda Asa de Águia, a cantora gravou, com maestria, um DVD mais intimista, inspirada na “Negalora”, um personagem que além de suscitar a miscigenação e a democracia racial – objetivos que talvez não tenham sido cumpridos, mostra a força que possui a ‘nova Claudia Leitte’, seja loira, amarela, negra, ou, como ela prefere, “Negalora”.