Dilma participa da assinatura da ordem de serviço para obras de revitalização do Rio Camaçari

30/01/2012 18:08

Larissa Souza/Cn1

Fotos: Milane Magalhães/Cn1

Na manhã desta segunda-feira (30), a presidenta da República Dilma Roussef, esteve em Camaçari, para a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, para a revitalização da Bacia do Rio Camaçari. O evento que foi realizado na Cidade do Saber, foi aberto pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira que executou o Hino Nacional. Em seguida foi exibido um vídeo explicando como será realizado o projeto.

Durante o discurso, a presidenta disse que Camaçari é uma parte essencial no desenvolvimento do país. “O trabalho realizado é responsável por melhorar e garantir oportunidades para todos os baianos e baianas. Camaçari é uma parte essencial não só para Bahia, mas também para o futuro do Brasil”, ressalta. Ela completou dizendo que estava muito feliz em ter parado no município antes da viagem para Cuba.






Presidenta Dilma durante o discurso



De acordo com o prefeito Luiz Caetano, o projeto vai transformar não só o rio, mas toda cidade. “Será construída uma ciclovia, um viaduto, que irá melhorar a mobilidade da cidade” contou. Na ocasião, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, parabenizou a elaboração do projeto. “Essa intervenção era necessária e parabenizo o prefeito e toda equipe que fez o projeto”.

“É uma alegria ver o povo recebendo o sonho que trará mais qualidade de vida.  É uma revitalização do rio que dá nome a cidade”, destacou o governador Jaques Wagner.




Assinatura da ordem de serviço


Moradora de Camaçari há 30 anos, Excelsa Viana disse que estava muito feliz com a vinda da presidenta e que a revitalização do rio é essencial. “É muito importante, pois representa mudança, transformação e continuação do trabalho que vem sendo desenvolvido”, comenta.

Também estiveram presente na cerimônia o secretário das Relações Institucionais, Ademar Delgado, a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o presidente da Caixa Jorge Hereda, dentre outras autoridades.

Projeto







A obra que tem como objetivo recuperar o Rio Camaçari e os afluentes, conta com recurso de quase R$ 274 milhões, provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo cerca de R$ 24 milhões de contrapartida da Prefeitura.

O projeto prevê a recuperação e dragagem do rio Camaçari, limpeza e despoluição dos afluentes Piaçaveira, da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandú, do Canal da Acajutiba, além de intervenção em 1,5 milhão de metros quadrados de área urbanizada.

A obra prevê novas pontes, pontilhões e unidades hidráulico-sanitárias, recuperação do Horto Florestal, com a criação do Parque Botânico, e conclusão da recuperação do Morro da Manteiga.

Estão previstos ainda a construção de 22 equipamentos comunitários, dois CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)/Casa da Família, praças, quadras poliesportiva, parques, urbanização, ajardinamento com plantio de gramas e árvores, instalação de aparelhos de ginástica e brinquedos, quiosques comerciais e de convivência.

Serão contemplados com a obra os bairros Nova Aliança (antigo Phoc 1), Renascer (antigo Phoc 2), Tancredo Neves (antigo Phoc 3), Nova Vitória, Novo Horizonte, além do Parque Verde, Satélite e Florestal, Natal, Centro, Jardim Brasília, dos 46, Recanto das Árvores, Gleba C, Ulysses Guimarães (antiga Gleba E), Verdes Horizontes, Piaçaveira, Acajutiba e Jardim Palmeira.